<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d21965908\x26blogName\x3dGirl+Power\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://cynthiacampos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3den_US\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://cynthiacampos.blogspot.com/\x26vt\x3d-6801276150055320189', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Wednesday, June 14, 2006
1984




Quem leu o livro 1984 de George Orwell ou viu o filme não pode esquecer jamais da onipresença do Grande Irmão. Só mesmo os mais ignorantes, nesse caso, o proletariado, usufruiam de um pouco de liberdade. De resto, a classe média, era totalmente controlada pelo Grande Irmão. Se o livro pretendeu-se profético não convém analisar, mas que eu tenho vivenciado uma infeliz coincidência, isso é fato.
Num é que recentemente foram instaladas câmeras em todos os corredores e áreas comuns (exceto os banheiros) no meu local de trabalho, com a finalidade de flagar possíveis transgressões! Bem sobre a minha cabeça tem uma câmera giratória, e segundo algumas descrições (porque o regime totalitário a que somos submetidos não nos permite ter acesso às imagens), as imagens são de extrema nitidez e os recursos incluem zoom, mudar de posição, entre outros. A única pessoa que tem acesso às imagens - o Grande Irmão - o faz a qualquer hora do dia e em qualquer lugar do planeta, desde que esteja concetado à Grande Rede.
Sei que depois disso a minha imaginação fértil de escritora e contadora de causos não para de visualizar o Grande Irmão assisntindo todas as manhãs ao Grande Espetáculo que se tornou o ambiente de trabalho. Os detalhes dos apertos de mãos entre os colegas de trabalho, os sorrisos de bom dia, a satisfação com os alunos.... E o Grande Irmão, atrás da Grande Tela analisando-nos e julgando-nos a todos. E agora todas as minhas ações dentro do tarbalho são precedidas da Grande Lembrança Big Borther is watching you. Que bom que ele nem é culto o suficiente pra saber que existem os crimidéias, nem poderoso o suficiente para entrar nas nossas casas e na nossa vida pessoal, e muito menos atualizado e descolado pra saber que existem blogs onde as pessoas, pelo menos virtualmente, têm liberdade de expressão.